p
fac    |  Colaboraciones: hand[a]lefthandrotation.com
 
INTENDENTE(s) = 13 habitantes-fotografos / 4 meses / 363 fotografias / 1 espaço comum
Origina
Investigação para uma tese de antropologia sobre o papel das imagens nos processos de transformação da paisagem urbana a partir da zona do Intendente
Estrutura
Habitando e trabalhando nas residências LARGO que produzam o projecto, no Largo do Intendente
Metodologia
Entregar maquinas descartáveis à varios habitantes da zona do Intendente e partir dessas imagens para questionar o espaço e criar uma reflexão colectiva, sob a forma de entrevistas pessoais e de reuniões de grupo
Indicação
Retratar o seu percurso diário exterior, com duas maquinas e em duas partes, correspondentes a um enfoco gradual por cada participante.
Exposição
Concepção de uma instalação multimédia com a exposição de uma selecção das fotografias, de uma peça sonora por participante montada a partir das entrevistas, de uma instalação video e dos álbuns fotográficos de cada um dos habitantes
Intenção
O trabalho é desenvolvido especificamente a partir do estado de transformação urbana activa no Intendente, a recente remodelação iniciada no bairro e a afectação directa dessas mudanças nas vidas dos habitantes. É deste contexto que surge o propósito do projecto : fazer surgir uma visão autóctone da vivência e da transformação do Intendente.

Colaboradores Habitantes-fotografos : Belmira, Dada, Dinis, Gisela, José, Moin, Nuno, Paulo, Teresa, Rodica, Rosa, Zé, Zélia.

Autor Hélène Veiga Gomes
Captação de som Gonçalo Coelho
Edição sonora Justine Lemahieu
Design gráfico Lília Carvalho for PRETA
Transcrição Ana Ferreira
Pós-produção de imagem Diana Barbosa
Comunicação Carla Neves
Produção executiva Daniel Abrantes
Produção LARGO Residências
Belmira  Dada  Dinis  José  Moin  Nuno  Paulo  Teresa  Rodica  Rosa e Gisela    Zélia
"Vivo cá há quarenta e quatro anos mais ou menos. Quando digo que moro no Intendente… há pessoas que nem sequer conhecem o Intendente. Ahhh que nem sequer… que nunca ouviram falar no Intendente. Há outras pessoas que… que sabem que o Intendente… mas é algo que… se há alguma pergunta eu respondo, se há alguma dúvida eu respondo, portanto lido bem com isso."
"Ora bem, eu conheço, eu conheci isto realmente há muitos anos mesmo. Há muitos anos, mas também não me lembro muito bem. (...) À tarde apareço aí à tarde, bebo um café, tou por aí à tarde, de manhã isto também não tem aqui ninguém, não é?"
cargocollective.com/intendentes
 
fac    |  Colaboraciones: hand[a]lefthandrotation.com